VISITE NOSSO NOVO ENDEÇO

TAPERUABANOTICIA.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 1 de março de 2011

Fifa decide nesta semana a distribuição de vagas para Copa do Mundo do Brasil



O Comitê Executivo da Fifa decidirá o número de vagas correspondentes a cada confederação para a Copa do Mundo do Brasil em 2014, na reunião de quarta-feira (2) em Zurique, na Suíça, onde vai apresentar o relatório das finanças do ano passado e o resultado econômico do quadriênio 2007-2010.

A três anos do próximo campeonato, a distribuição das vagas será um dos principais temas da reunião, a primeira que o executivo realiza em 2011, e na qual serão eleitas as sedes dos mundiais sub-17, sub-20 e feminino que serão disputados até 2015.

Na Copa do Mundo da África do Sul (2010), conforme o acordo do comitê firmado em dezembro de 2006, foi mantida a mesma distribuição de vagas por confederação que na Alemanha, em 2006. A Europa teve 13 vagas, a África 5, a Ásia, 4, América do Sul, 4, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) três, e o anfitrião (África do Sul), um. As outras duas vagas são disputadas em repescagens. Uma entre o quinto colocado da Ásia e o campeão da Oceania e a outra entre o quinto colocado da América do Sul e o quarto da Concacaf.

A polêmica para a Copa de 2014 gira em torno das vagas da América do Sul. Como o Brasil já está garantido no mundial (por ser a sede), o continente teria direito a uma vaga a mais caso as cotas atuais sejam mantidas. Apesar da tradição do futebol sul-americano, seis vagas (uma não garantida, por conta da repescagem) para dez seleções é considerado um índice alto demais pelas outras confederações. A Concacaf já disse que deseja uma quarta vaga garantida, enquanto a África, que teve seis participantes no mundial do ano passado, tentará manter essa cota. Ao mesmo tempo, a Ásia já afirmou que não aceitará menos de quatro vagas e a Europa é o continente mais forte politicamente. É essa batalha política que a Fifa terá que resolver nesta semana.

Os membros do Executivo elegerão ainda as sedes dos Congressos da Fifa em 2012 e 2013 e receberão os relatórios das últimas reuniões das comissões permanentes e sobre o 61º Congresso da Fifa, previsto para os dias 31 de maio e 1º de junho de 2011 em Zurique.

JL