VISITE NOSSO NOVO ENDEÇO

TAPERUABANOTICIA.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 19 de abril de 2011

AL-CE realiza audiência pública para discutir obras da Copa 2014

Por Raone Saraiva

Parlamentares colocam em pauta obras realizadas na Capital cearense Foto: Divulgação
A execução de todas as obras, em Fortaleza, para a Copa do Mundo de 2014 não são suficientes para o sucesso do evento esportivo  na Capital, caso os  investimentos no turismo, comércio, segurança pública e saúde, por exemplo, sejam deixados de lado.
Tendo em vista a importância de tais serviços, políticos, representantes do Município e do Governo do Estado participaram, na tarde desta terça-feira (19/04), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará.
O deputado Ferreira Aragão (PDT), se referindo à conclusão das obras e à qualidade na prestação dos serviços, destacou que o Poder Público não deve se limitar ao curto período da  Copa do Mundo, mas continuar beneficiando a população cearense após o evento. “Não é algo somente para a Copa, mas para a Cidade e o Estado”, destacou.
Muitos continuam não acreditando que tudo estará pronto até 2014. Entretanto, Daniel Lustosa, coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), garantiu que Fortaleza está adiantada em relação às outras capitais que também sediarão a Copa. Para exemplificar sua afirmação, ele disse que o Estádio Presidente Vargas, que deve funcionar como um Centro de Treinamento (CT) para os jogadores, ficará pronto ainda neste semestre.
Lustosa também chamou atenção para  os programas  de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb) e de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis). “Tudo está em plena execução. A população de Fortaleza pode ficar tranquila”, assegurou.
Sobre as intervenções no Aeroporto Internacional Pinto Martins, outra preocupação, o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Wellington Santos, afirmou que 70% do projeto básico para a Copa do Mundo está pronto. Estão previstas a ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, obras que, segundo o superintendente, serão concluídas em outubro de 2013.
No que diz respeito ao setor portuário, o assistente de infraestrutura da Companhia Docas, Joaquim Bento, informou que o órgão já tratou de conseguir os recursos junto ao Governo Federal para ampliar o cais do Porto do Mucuripe, com uma nova estação para passageiros. “Será um dos mais modernos do mundo, pronto para receber qualquer transatlântico”. De acordo com ele, ficará pronto em setembro de 2013.
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT), vice-presidente da Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal de Fortaleza, se mostrou preocupado com a questão da saúde. Para ele, a atual rede hospitalar da Capital, em que faltam leitos até mesmo nos hospitais privados, não está preparada para a possível demanda da Copa. A construção de um outro hospital com o mesmo porte do Instituto Doutro José Frota (IJF), explica, seria uma forma de prevenir possíveis transtornos.
O secretário especial da Copa, Ferrúcio Feitosa, não pode comparecer à audiência pública, mas foi representado por Francisco Gifoni, também membro da Secretaria Especial da Copa do Mundo (Secopa). Assim como o engenheiro do Metrofor, Edilson Aragão, Gifoni disse que as obras estão sendo executadas em tempo hábil. Também participaram da audiência o deputado Paulo Facó (PTdoB), representantes da Secretaria de Esporte do Estado e do Sindicato dos Tax.