
O Museu Dom José é o maior museu do Estado do Ceará, fundado oficialmente em 29 de março de 1951 por Dom José Tupinambá da Frota e inaugurado à 10 de março de 1971. O prédio onde está instalado, foi construído em 1844, pelo Major João Pedro da Cunha Bandeira de Melo, 1º Juiz de Paz de Sobral. Sobrado de grande valor arquitetônico, conserva até hoje características do estilo “Império”. Comprado pelo Bispo Dom José, o prédio foi o Palácio Episcopal de 1933 a 1959, quando ali faleceu o primeiro Bispo de Sobral. Logo depois, passou a abrigar o Museu.
A partir de 1987 foi firmado Convênio entre a Diocese e a Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, para que esta fosse a sua Instituição mantenedora.
O acervo do Museu, constituído de peças do século XVII, XVIII, XIX e XX, possibilita torná-lo um centro de pesquisa, documentação, exposições permanente e temporárias e projetos educativos.
Nas comemorações dos 60 Anos de fundação oficial, o Museu Dom José apresentou a Exposição Campelo Costa e o Desenho Sobralense, que vem reforçar a identidade de nossa cultura.
O Museu Dom José, embora seja propriedade da Diocese de Sobral, guarda em seu acervo, lembranças e relíquias de cada um de nós sobralenses. Por isso, temos esses sentimentos de “pertencimento” ao chegarmos aqui, pois ele simboliza a cultura que identifica a nossa sociedade.
A comemoração da data dos 60 anos do Museu Dom José, nos faz refletir sobre sua trajetória, desde o sonho de Dom José, quando em Sobral chegou como Padre, (década de 1910) e começou a coletar peças, entre famílias sobralenses, depois estendendo-se a outros Estados, até os nossos dias.
O Museu Dom José é bem administrado pela professora Giovana Saboia Mont´Alverne, secretariada pela Sra. Hilce Girão e uma equipe de profissionais dedicados nas ações deste patrimônio.
Em sua fala a diretora do Museu Dom José, Profa. Gioavana ressaltou o apoio do professor Teodoro Soares, quando Reitor da UVA, em melhoramentos efetuados ao Museu, dando-nos condições de abrir várias salas de exposições, aquisição de acervos e matérias mobiliários e outros, inclusive de levar parte das coleções para exposição na Unifor, com grande destaque para o Museu.
Sra. Giovana agradeceu a todos e ressaltou que o Museu de Sobral pertence a todos. ‘Nós temos a responsabilidade de preservá-lo para as próximas gerações”, finalizou a professora Giovana.