
O resgate de um preso do 30° Distrito Policial (DP), no bairro São Cristovão, em Fortaleza, resultou em dois policiais feridos, um detento morto e outros 13 foragidos. A ousada ação foi para resgatar Francisco Clerton do Carmo, 23, conhecido como “Diabo Loiro”, preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, no começo da noite de domingo.
Diabo Loiro, conhecido traficante do Conjunto Palmeiras, não passou mais do que algumas horas preso, ganhando liberdade através da invasão da delegacia por dois homens encapuzados, que renderam o inspetor de plantão e o obrigaram a abrir a cela. Segundo informações do Major Passos, da Polícia Militar, o grupo, que contava com outras três pessoas que ficaram do lado de fora da delegacia, ainda foi informado pelos outros presos que havia um “duzentão” na carceragem, termo usado para designar acusados de estupro. A informação foi usada para que o grupo executasse Domingos Bezerra de Sousa, 24.
Ao ouvir os disparos, o delegado de plantão, Domingos Sávio Diógenes Pinheiro, 42, que estava em sua sala, saiu para verificar, sendo atingido por dois tiros, um no braço e outro no peito. O inspetor Gomes também foi atingido no braço e na perna. Ambos foram encaminhados para o Frotinha de Messejana. Segundo informações dos policiais, o inspetor Gomes passava bem. Já o delegado Domingos Sávio foi encaminhado para um hospital particular, onde estava em estado grave, mas estável.
Segundo o último boletim médico, expedido às 14h30min, o delegado foi submetido à cirurgia no tórax e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Domingos terá o quadro clínico monitorado pelos próximos dias.
No momento da fuga, além do delegado e do inspetor, mais duas escrivãs estavam no local. Segundo informações dadas pelos policiais, dois inspetores haviam saído para registrar um auto de flagrante. Muitos familiares, principalmente mulheres, aguardavam notícias sobre os presidiários que continuavam nas celas do 30° DP, que possuía 50 presos distribuídos em duas celas.
Até o fechamento desta edição, sete fugitivos haviam sido recapturados. Dos bandidos que participaram do resgate aos detentos, três foram capturados, dois homens e uma mulher. Segundo a Polícia, o casal seria dono do carro apreendido que deu fuga aos detentos.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O 30° Distrito Policial tinha sob custódia 50 presos. Em ação de resgate do traficante conhecido como “Diabo Loiro”, preso no começo da noite do domingo, 14 detentos fugiram. Delegado e inspetor foram baleados durante a ação.
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br