Maio esta chegando e com ele teremos muitas festas em comemorações as Festas comemorativas como: Dia do Trabalhador, dia das mães e à libertação dos escravos.
Que a época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. Os negros, trazidos do continente Africano, eram tratados de forma cruel e desumana. Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. Em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, foi assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Muitos anos depois, o Brasil passou por outro momento difícil que foi a Ditadura Militar, que Podemos definir como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Com A Nova República, período da história do Brasil que marcou o fim da Ditadura Militar (1964-1985), com a eleição indireta de Tancredo Neves em 15 de janeiro de 1985, A data merece ser comemorada por marcar o fim da ditadura e o início do Estado democrático de direito no Brasil. Muitos Avaliam, que a história do Partido dos Trabalhadores – PT confunde-se com a história e a luta pela redemocratização do país. "O PT cresceu e se consolidou junto com o crescimento e o avanço da democracia brasileira".
Mas, o avanço e a redemocratização do país. "Só será alcançada a plena democracia quando não existir mais desigualdade social, quando forem assegurados todos os direitos aos cidadãos, quando acabarmos com as mazelas políticas e quando a imprensa for livre".
Hoje 1 de maio de 2011, Sobral como em todo país, comemora-se o dia do trabalhador, uma pena que para a maioria dos funcionários da Prefeitura Municipal de Sobral, não há muito o que comemorar. Sobral hoje tem um gestor que é militante histórico do PT, que participou de varias lutas pelos trabalhadores enquanto vereador. Mas, até agora os trabalhadores que prestam serviço a Prefeitura, através de contratos temporários, que são injustos, pois não asseguram os direitos trabalhistas, nainda não fez nada para mudar esta realidade, esperamos que ele possa rever a sua essência de militante dos trabalhadores e repare a injustiça que vem sendo cometida em Sobral há anos.
Raimundo Edson
Conselheiro Tutelar.