Os moradores dos bairros Loquinha e Cruzeiro, na sede do Distrito de Taperuaba (Sobral) estão sendo proibidos pelo Sr. João Batista Camêlo de ter aceso à água do açude público Ézio de Sousa (conhecido como Sonrisal) de 3.200.000³, construído em 1979 pelo governo do Estado do Ceará para amenizar os efeitos das sucessivas secas que sempre afligiram nossa região.
Como nessas duas comunidades dificilmente chega água nas torneiras das residências, a população sempre se dirigiu ao referido açude para pegar o precioso líquido para saciar suas necessidades, como beber, tomar banho, lavar roupas e para o consumo de animais. Para isso sempre usou o caminho mais próximo que dá acesso à água, na comunidade Macarangibe distante 500 m das duas comunidades.
Ali o Sr. Construiu sua casa e foi logo obstruindo o caminho com uma cerca de arame farpado. Para dificultar o acesso de todos construiu um passador sobre a cerca. A população não gostou, mas mesmo assim continuou utilizando a passagem, embora muitos tenham se acidentado, como idosos e crianças. Ali sempre funcionou um posto de canoas (embarcações dos pescadores artesanais) que também se dizem muito prejudicados.
O pior ainda estava para vir. Recentemente esse proprietário proibiu totalmente a passagem de pessoas em “sua propriedade”, retirou o passador e o transferiu para cima de um cerrote que fica próximo e determinou que dali em diante quem quisesse pegar água teria que fazer uso de tal acesso. Como o local é bastante acidentado alguns idosos e crianças já sofreram acidentes terríveis, como tombos e quedas.
Vale esclarecer que bem antes desse senhor ali se estabelecer, já havia o caminho que dá acesso ao açude e que de acordo com as leis do país ninguém pode obstruir o livre direito de ir e vir dos cidadãos. Principalmente quando se trata de buscar meios para a própria sobrevivência, como é o caso da água, por exemplo. Em Taperuaba esse senhor pode! E ainda afirma que nada nem ninguém vai barrá-lo. Já houe várias tentativas os moradores de convencê-lo a voltar atrás, mas ele é irredutível.
Maiores informações procurar:
· Raimundo Brandão (Raimundão Pneu) – Líder da comunidade e pescador
· Francisco José de Ávila (Franzé) – Líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taperuaba
·
Taperuaba (Sobral), 11 de maio de 2011
· Raimundo Brandão (Raimundão Pneu) – Líder da comunidade e pescador
· Francisco José de Ávila (Franzé) – Líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taperuaba
·
Taperuaba (Sobral), 11 de maio de 2011